O GLOBO
Vídeo mostra fiscal do partido de Chávez acompanhando eleitor na cabine. Assista aqui: http://oglobo.globo.com/mundo/como-se-vota-na-venezuela-6361244
Publicado:10/10/12 - 15h09
CARACAS - Em mais de uma seção eleitoral de Petare, maior favela da capital venezuelana, a mesma cena se repetia. Após se identificarem, os eleitores eram acompanhados por um mesário, presidente de mesa ou mesmo fiscal do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, legenda do presidente Hugo Chávez) à cabine de votação. Explicam rápido:
- É para ajudar.
De fato, muitos dos eleitores têm dificuldade com a tecnologia da urna eletrônica.
Em 2004, a lista dos 2,5 milhões de eleitores que participaram de um abaixo-assinado contra Chávez foi tornada pública. É a chamada "Lista Tascón". O governo criou inúmeras dificuldades na vida civil para estas pessoas. Desde então, o medo de ser abertamente contra Chávez é real, principalmente entre os mais pobres. Uma pesquisa do Centro Gumila, ligado aos jesuítas, revela que no quarto mais pobre da população, 43% dizem temer conversar sobre política com os vizinhos.
A maior preocupação da oposição, durante o pleito, era garantir ao eleitorado que o voto seria secreto e a urna, inviolável. Do ponto de vista tecnológico, é verdade. Na prática, ao menos na principal favela caraquenha, não é. Esta cena foi gravada de forma ostensiva, sem disfarçar. Nem por isso o homem do PSUV se intimidou.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/como-se-vota-na-venezuela-6361244#ixzz291iq3ccU
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário