Fachada de escola que mudou nome para Carlos Marighella é inaugurada
Cerimônia marcou lançamento da nova fachada e placa nesta sexta-feira.
'Um homem que lutou pela democracia', diz Jaques Wagner sobre medida.
A cerimônia que marcou a alteração do nome do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici para Colégio Estadual Stiep Carlos Marighella foi realizada na tarde desta sexta-feira (11) e contou com a presença do governador Jaques Wagner. Desde o dia 17 de fevereiro deste ano, a instituição passou a ser chamada com o nome guerrilheiro baiano que se opôs à ditadura, o que aconteceu após votação que envolveu alunos, ex-alunos, pais e comunidade.
Para o governador, a mudança enaltece a memória de Marighella, mais do que gera sentimento de "ódio" em relação ao presidente militar que emprestou nome à unidade de ensino por 42 anos. "Não estamos plantando ódio contra ninguém com essa mudança de nome. Estamos plantando o amor por Carlos Marighella, um homem que lutou pela democracia, que lutou pela liberdade do povo brasileiro", disse.
A votação durou dez dias. Do total de 658 votos registrados em um livro de votação, controlado por uma comissão, Marighella obteve a preferência da comunidade com 461 votos. O geógrafo Milton Santos, que concorria, teve 132 votos. Apesar de participação não ter sido obrigatória, 65 pessoas manifestaram suas opiniões votando em branco ou nulo.
VEJA O RESTANTE AQUI:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/04/fachada-de-escola-que-mudou-nome-para-carlos-marighella-e-inaugurada.html
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/04/fachada-de-escola-que-mudou-nome-para-carlos-marighella-e-inaugurada.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário