JOVENS TERÃO TENTADO DESVIAR UM AVIÃO
Tiroteio no aeroporto de Havana durante tentativa de fuga de três recrutas
Os três recrutas, com idades entre os 19 e 21 anos, fugiram armados da base militar onde recebiam instrução e terão tentado sequestrar um avião que se preparava para abandonar Cuba. Os jovens tentaram entrar no recinto do aeroporto através da vedação, tendo sido nessa altura que se iniciaram os disparos e que foram capturados pela polícia. “Foram capturados antes de passarem a vedação. Um deles ficou ferido num pé”, disse um elemento da polícia cubana citado pela Reuters.
O tiroteio teve lugar no terminal 2 do Aeroporto José Marti de Havana, que assegura os voos com destino a Miami, nos Estados Unidos.
“Tudo está agora sob controlo, mas foi um intenso tiroteio. Os recrutas chegaram de autocarro, perto do limite do aeroporto no terminal 2, e dirigiram-se até a um avião, um Boeing 737 chegado de Santiago de Cuba”, disse, por sua vez, uma fonte das autoridades aeroportuárias à AFP. A mesma fonte indicou que os três jovens fizeram reféns no interior do autocarro, durante a tentativa de fuga, uma informação que não foi confirmada oficialmente.
Os recrutas eram acusados de deserção desde o último sábado, quando fugiram da sua unidade militar em Managua, 25 quilómetros a sudeste de Havana. A polícia avançou ainda que os três jovens fugiram armados com espingardas AK-47 e que pelo menos uma pessoa foi morta durante a fuga pelos recrutas.
Os desvios de avião são raros em Cuba. Em Março de 2003, dois aviões de passageiros domésticos foram desviados para Key West, na Florida. Um mês depois, três homens que sequestraram um ferry na baía de Havana para tentarem chegar à Florida foram executados pelas forças cubanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário