ATENÇÃO: Iremos incluir todas as contradições cometidas por Ariovaldo Ramos em sua fala do link abaixo, transcrita logo a seguir.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=PxjWh9AHiIs
Respondendo a pergunta de Felipe Reis, de Parentins-AM, escreve: "Desde que eu ouvi falar de Missão Integral em 2007, enquanto fazia uma escola da JOCUM(Jovens Com Uma Missão), fiquei interessado e comecei a pesquisar sobre o tema. Adquiri alguns livros, baixei artigos da internet, assinei Ultimato, enfim, quis saber quem falava sobre Missão Integral e o que falavam sobre Missão Integral. Em meio a muitas leituras e questionamentos, não sei se estou sendo tolo, mas minha pergunta é: A Teologia da Missão Integral dialoga com o Marxismo ou mesmo se apropria de alguns pressupostos Marxistas. Se sim, como articular as cosmo-visões contrária uma da outra".
Resposta de Ariovaldo Ramos aos 04m20s:
Bom, Felipe, nós vivemos num mundo profundamente influenciado pelo Marxismo. Então é impossível dialogar com o mundo sem dialogar com o Marxismo, num nível ou noutro.
O Marxismo mudou a face do Ocidente por pelo menos 70 anos. Se estabeleceu como fato histórico. Nós vimos surgir blocos socialistas no mundo todo. E a grita do Marxismo era a de que o Capitalismo
estava na contra-mão do que produziria felicidade humana e que era preciso chegar a uma nova fase na história da humanidade que eles chamaram de "Comunismo" que era segundo Marx um sucedâneo natural do Capitalismo.
Bom, as experiências revolucionárias Marxistas não comprovaram a tese porque as grandes nações que se tornaram Socialistas do ponto de vista Marxista/Leninista deram um salto do Feudalismo para o Comunismo, ou tentaram dar um salto do Feudalismo para o Comunismo porque nenhuma delas havia passado pelo Capitalismo própriamente dito. Mas estão aí, fizeram história, milhares de escritos, de reflexão em todo mundo e em todas as línguas.
Então é impossível falar ao mundo sem dialogar com os que também tentam interpretar e até mesmo transformar o mundo. (8m15s)Então neste sentido, a Teologia da Missão Integral dialoga com o Marxismo, assim como dialoga com a riqueza das nações de Adam Smith com o Capitalismo, porque nós estamos tentando responder a grande pergunta humana "qual é o sentido da vida", "para que nós existimos", "de onde viemos", "para onde vamos" e "como devemos viver". Então nós dialogamos com todo mundo. Inclusive dialogamos com outras confissões de fé. Nós estamos lutando pela humanidade como todo mundo.
Agora, se o que você está perguntando é se a Teologia da Missão Integral lança mão do referencial teórico Marxista, a resposta é não, não lança mão. Considera as análises Marxistas, entende a validade de muitas de suas análises, principalmente em relação a questão da "mais valia", a "questão da natureza do Capitalismo". etc. Mas não lança mão do "referencial Teórico", porque a Missão Integral se estriba na recuperação de dois conceitos: O primeiro, no "conceito de justiça" no Profetismo Hebráico. Então no Profetismo Hebreu, você tem a noção de "justiça". Ela vai aparecer nos grandes profetas que vão dizer, como diz Amós "que a justiça deve correr como um rio que nunca seca". Então, como todos os profetas Hebreus levantaram a questão da "justiça". E são os profetas hebreus que introduzem essa noção da "justiça" como um critério transcendente. "Justiça" não é mais uma relação de poder entre fracos e fortes, entre vencedores e vencidos, mas "justiça" é uma demanda divina, demanda de Deus. Deus exige justiça.
Deus exige que os pobres sejam tratados com decência e que não haja pobreza, que haja libertação econômica e social e política. Então "justiça" nasce no coração de Deus. E é introduzida na história pelos profetas hebreus. São os profetas hebreus que trazem a noção de justiça para a história humana. E trazem-na como um dado transcendente. Não a trazem como uma conclusão imanente, ou seja, não é o fato de seres humanos pensando sobre si, sobre a história, sobre a sociedade que chegaram a noção de igualdade, de justiça, de não poder haver pobres, etc, pura e simplesmente.
Foram os profetas hebreus que trouxeram este elemento para a história humana. Eles que trouxeram essa visão de que há uma demanda da parte de Deus, por igualdade entre os homens, por dignidade para todos os homens, pelo fim da pobreza, pelo respeito ao diferente, pelo abrigo ao estrangeiro, pela noção de direito humano e que isso vem diretamente de Deus. Está espalhado por todo o Antigo Testamento. Desde a Lei de Moisés que é reforçada pelo Profetismo Hebráico que na verdade é um trabalho de recuperação do espírito da Lei de Moisés que clama por justiça. Então este é o primeiro referencial da Missão Integral. Você vai ver isto nos escritos de René Padilha, você vai ver isto nos escritos do Escobar, do Orlando Costa (teólogos latino-americanos). 10m40s.
E o outro referencial da Teologia da Missão Integral é o Reino de Deus. A recuperação da noção do Reino de Deus e a sua Justiça. A idéia de que o Reino de Deus é um outro sistema que se opõe ao sistema vigente, que se opõe ao sistema Capitalista ou mesmo ao sistema Soviético. É um outro sistema que não vem para estar ao lado dos sistemas em pauta. Ele vem para substituí-los. Ele vem para erradicá-los. Isso aparece no profeta Daniel, quando ele fala respondendo ao sonho de Nabucodonozor, ele fala sobre a pedra que é lançada por mãos não humanas contra a estátua.
A estátua no sonho de Nabucodonozor sintetiza todas as tentativas humanas de resolver o problema humano sem considerar a hipótese de Deus, ou sem considerar a Revelação de Deus. E aí o que você tem é tudo que os homens tentaram em todos os níveis: você tem o Feudalismo, você tem o Capitalismo, você tem o Comunismo, está tudo lá na estátua. E a pedra é o Reino de Deus. Ela vem, derruba a estátua, tritura a estátua, tritura todos os componentes da estátua, até transformá-la em pó. Pó que é varrido pelo vento. De modo que da estátua não fica nem lembrança, e a pedra cresce, alarga-se e toma toda a terra. Ou seja, uma nova realidade assume o controle da história e essa nova realidade é o Reino de Deus.
A Teologia da Missão Integral vai recuperar essa noção de Reino de Deus que vai aparecer com muita força, ou com força total no Novo Testamento a partir da pregação de João Batista que é referendada e ratificada pela pregação de jesus de Nazaré: "Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus. Você vai ver no Novo Testamento, nos quatro evangelhos, e você vai ver que os fariseus, os saduceus, os mestres da Lei que viviam inquirindo Jesus, fizeram perguntas de toda monta, de toda ordem, de todo tipo, mas nenhum deles perguntou o que era o Reino dos Céus. Todos eles sabiam do que é que João Batista e do que é que Jesus estava falando. Eles sabiam o que era o Reino dos Céus. O Reino dos Céus era chegada da realidade definitiva. A realidade que vai se impor à História, que vai conquistar a História, que vai se estabelecer na história e que vai dar o tom da História.
Pois é isto que a Teologia da Missão Integral tenta recuperar e eu penso que recupera no Novo Testamento que é a noção do Reino de Deus com um "sistema que engloba tudo que afeta o homem e tudo que o homem afeta. Portanto engloba a questão social, a questão política, a questão econômica, a questão ética, a questão da moral, a questão educacional, a questão do trabalho, a questão da ética, da moralidade, do direito. Porque tudo isso afeta o homem e que é afetado pelo homem. Por isso, é um sistema. Só que esse sistema precisa ter um novo princípio vetor que as escrituras pregam e que esse princípio, é o princípio do Reino de Deus. Então o Reino de Deus é um novo sistema onde só a vontade de Deus é feita, é um sistema econômico, é um sistema político, é um sistema social, é um sistema moral, é um sistema ético, um sistema educacional. Está tudo contido no Reino de Deus.
Agora a Teologia da Missão Integral não tem a pretensão de implantar o Reino de Deus. Ela tem a intenção de sinalizar que o Reino de Deus já está presente. E trabalha para que a Igreja seja uma mostra do mundo vindouro que Paulo nos advertiu que deveria ser. Que deveríamos ser: as primícias do Reino. Então uma mostra do mundo vindouro. Então a gente começa dizendo que a partir da igreja se deve viver os paradigmas do Reino dos Céus. E aí a igreja como é uma das protagonistas da História, precisa ser pró-ativa no sentido de sinalizar a presença do Reino e no que depender de todas as suas possibilidades, influenciar o mundo com os padrões do Reino de tal maneira que guardadas as devidas proporções, o mundo se torna mais parecido possível com o Reino Vindouro.
Isso vai significar a chegada da paz, da igualdade, do direito, da responsabilidade moral, de uma sociedade "sem classes", de uma sociedade justa, igualitária, solidária. Isso é a pregação da Teologia da Missão Integral. Mas você pode dizer que aqui e ali nós vamos esbarrar em conceitos Marxistas. Mas eu preciso lembrar para você que Marx veio depois da Igreja Primitiva, veio depois de Jesus. Não somos nós que estamos buscando conceitos em Marx, foi Marx que buscou conceitos dele na tradição Judaico-Cristã, e tentou criar um projeto semelhante de uma vida, semelhante a que a igreja primitiva viveu sem a necessidade da hipótese de Deus.
Então nós não trabalhamos com o referencial Marxista porque o nosso referencial é anterior. Agora, aqui e ali nós cruzamos com os Marxistas porque como disse o Karl Jaspers, nenhuma filosofia do ocidente foi desenvolvida sem que a Bíblia fosse o pano de fundo e nem Karl Marx escapou disso.
CONCLUSÃO: A Bíblia não tem as melhores respostas e precisa da ajuda da TMI para responder as questões acima. Isto é lindo, mas infelizmente é pura heresia.
http://www.youtube.com/watch?v=y1OMR-zOy40
Entidades que antes eram sérias como a ULTIMATO acabaram por aderir á T.M.I. dando todo suporte aos promotres da Teologia da Missão Integral
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