BRASILEIROS VERDE-AMARELOS SÃO INTIMIDADOS POR MILITANTES PORTANDO FOICES E FACÃO NA UFRGS(Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Na semana passada foi na UFC (Universidade Federal do Ceará)
https://www.youtube.com/watch?v=JZAVdw7nD80&feature=youtu.be
Associaçao para Defesa da Heterossexualidade, do Casamento e Família Tradicionais, Proteção de Crianças, Adolescentes e Jovens contra o Assédio, Aliciamento, Proselitismo e abusos Sexual e Homossexual; contra o Aborto e ajuda a pessoas que desejam deixar a homossexualidade.
COMO RECONHECER UM CRENTE/EVANGÉLICO?
Este é o nome de um artigo postado em blog brasileiro. Veja o que dizem de suas filhas e de vocês, irmãos e irmãs evangélicos. Conteúdo EXTREMAMENTE OFENSIVO, impróprio para menores de idade. Fica a pergunta: ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES DESTE PAÍS? Maiores de idade cliquem aqui.
Mostrando postagens com marcador CUT. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CUT. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 16 de maio de 2016
sexta-feira, 22 de abril de 2016
sexta-feira, 15 de abril de 2016
URGENTE...GRAVE: "MILÍCIAS COMUNISTAS AGINDO A MANDO DE LULA"
Publicado em 15 de abr de 2016
O petista colocou MST e sindicatos pra tentar esvaziar Brasília no domingo. Cadê a polícia??? ESPALHE #brasil e NÃO DESISTA! Vamos #vejajoice
Atos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff continuam sendo realizados em diversas partes do País, nesta sexta-feira. No Pará, cerca de 300 jovens integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) bloquearam a rodovia BR-155, em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará. Além do ato contra o impeachment, os manifestantes também protestam contra a impunidade do chamado massacre de Eldorado dos Carajás. Em 1996, nesse local, 19 sem-terra foram mortos por policiais militares durante o cumprimento de uma ordem de reintegração de posse. O número de manifestantes foi estimado pela Polícia Rodoviária Federal. O grupo está acampado nas margens da estrada. Com a rodovia totalmente bloqueada entre Eldorado e Marabá, o trânsito está sendo desviado por estradas vicinais.
VEJA MAIS AQUI: http://linkis.com/diariodopoder.com.br/PfmNz
sexta-feira, 1 de abril de 2016
NÃO SUBESTIME O INIMIGO:"Forças armadas em alerta, PT pode transformar o Brasil em uma guerra civil"
Forças armadas em alerta, PT pode transformar o Brasil em uma guerra civil.
Na cerimônia realizada no salão principal do Palácio do Planalto, estiveram presentes
representantes de movimentos sociais que costumam apoiar o governo federal, como MST
representantes de movimentos sociais que costumam apoiar o governo federal, como MST
O que o PT , Dilma e LULA está fazendo é feio, ridículo perante o mundo. Colocar nosso povo uns contra os outros ao invés de pensar em resolver o problema econômico do nosso país que está na lama. Dilma e LULA convoca as forças do MST e CUT para uma guerra, para evitar algo previsto na constituição que é o Impeachment. No momento em que a presidente Dilma Rousseff enfrenta o momento mais difícil de seu segundo mandato, o governo federal transformou evento de entrega de moradias da terceira fase do Minha Casa Minha Vida em um palanque contra o impeachment.
Na cerimônia realizada no salão principal do Palácio do Planalto, estiveram presentes representantes de movimentos sociais que costumam apoiar o governo federal, como MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, MLT (Movimento de Luta pela Terra), FNL (Frente Nacional de Luta), entre outros.
Os representantes foram colocados em lugares destinados a convidados, onde entoaram gritos de guerra pró-governo federal mesmo antes do evento começar. Os presentes chamaram o juiz Sergio Moro, o vice-presidente Michel Temer e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de “golpistas” e cantaram o já tradicional “não vai ter golpe”.
Na cerimônia realizada no salão principal do Palácio do Planalto, estiveram presentes representantes de movimentos sociais que costumam apoiar o governo federal, como MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, MLT (Movimento de Luta pela Terra), FNL (Frente Nacional de Luta), entre outros.
Os representantes foram colocados em lugares destinados a convidados, onde entoaram gritos de guerra pró-governo federal mesmo antes do evento começar. Os presentes chamaram o juiz Sergio Moro, o vice-presidente Michel Temer e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de “golpistas” e cantaram o já tradicional “não vai ter golpe”.
CONTINUE LENDO AQUI: http://pensabrasil.com/forcas-armadas-em-alerta-pt-pode-transformar-o-brasil-em-uma-guerra-civil/
VEJA UM POUCO DO QUE ACONTECEU:
sábado, 19 de março de 2016
DINHEIRO E USO DE AMBULANCIA PARA LEVAR POVAO COMPRADO PARA PASSEATA DO PT!
https://www.youtube.com/watch?v=5Ohoco-mrvA&feature=youtu.be
Publicado em 18 de mar de 2016
Neste dia 18/03/2016, o PT paga o “Bolsa Protesto a Favor” no valor de R$ 30,00, mais o lanche e condução com viaturas públicas (ambulâncias). A falta de vergonha dessa gente não tem mesmo limites. Eles sempre podem piorar. Todos os créditos da reportagem a Rede TV...
segunda-feira, 7 de março de 2016
ATENÇÃO BRASILEIROS DE BEM: "Movimentos pró-Lula estudam chamar manifestação provocativa para o dia 13 na Paulista"
segunda-feira, 7 de março de 2016
Movimentos pró-Lula estudam chamar manifestação provocativa para o dia 13 na Paulista
Movimentos sociais, na verdade milícias petistas, pagas com dinheiro público que irriga o onguismo, estudam convocar para o dia 13 de março uma manifestação pró-Lula na avenida Paulista.
O evento seria no mesmo dia e hora em que movimentos contra o governo, como o Vem Pra Rua, marcaram protestos contra o ex-presidente e a favor do impeachment de Dilma Rousseff, o que é uma nítida provocação e busca de confronto. Essas milícias do PT estão agindo ostensivamente como as SA de Hitler na Alemanha nazista.
Nas conversas em redes sociais, discute-se a conveniência até de se usar roupa vermelha no dia, e também de desvincular a iniciativa do PT.
O partido vê risco e já decidiu não se envolver na organização nem na divulgação dela, mas parte dele, é claro, a idéia de jerico. "Essa idéia está muito forte", diz João Paulo, dirigente da organização clandestina terrorista revolucionária MST.
"Em alguns Estados já está praticamente decidido, como Brasília e Rio Grande do Sul", afirma: "Mas, se houver orientação nacional, todos os outros lugares mudam de data também". Segundo ele, já foi marcada reunião para o dia 9. Nela, os movimentos sociais vão decidir se antecipam as manifestações pró-Lula ou se elas ficam mantidas para o dia 18.
Postado por Vitor Vieira às 3/07/2016 01:17:00 AM
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Veja o momento exato em que militante a favor de Dilma dá paulada em homem que filmava invasão do MST/CUT..
O EXÉRCITO DO JOÃO PEDRO STÉDILE DO MST E A CUT JÁ COMEÇARAM A AGREDIR OS BRASILEIROS DE BEM, ASSISTA!
Veja o momento exato em que militante a favor de Dilma dá paulada em homem que filmava invasão...aos 3min33seg em diante.
OLHA O TAMANHO DO PAU....
Agora vejo o vídeo completo do quebra-pau por parte do MST, CUT e um grupo denominado "MULHERES NEGRAS"
Esta é a tolerância dos comunistas....chegou a hora da população brasileira reagir com toda energia possivel.
https://youtu.be/-GGqKPYDZ_c?list=PL4fQwwgA67zJXDhrCZQ361d1ebnILJAu5Esta é a tolerância dos comunistas....chegou a hora da população brasileira reagir com toda energia possivel.
ATENÇÃO AMIGOS:
JUNTE UMAS 10 PESSOAS E PRENDAM ESTES INDIVÍDUOS QUE ESTÃO ESPANCANDO....É DIREITO LEGAL, VEJA...
QUEM PODE DAR VOZ DE PRISÃO?
O flagrante é uma espécie de prisão que pode ser realizada não só pela autoridade policial, mas por qualquer cidadão.
É isso mesmo! De acordo com a legislação brasileira, qualquer pessoa pode dar voz de prisão quando perceber que um crime está sendo praticado.
Não é necessária a presença de uma autoridade policial, já que é um direito do cidadão zelar pela manutenção da ordem.
Mas cuidado para não correr riscos impensados. O mais prudente é esperar pela chegada da polícia. Afinal, nenhum cidadão comum tem a obrigação de agir, com o fim de evitar um delito, quando essa ação possa colocá-lo em situação de risco.
Fonte: Código de Processo Penal - Art. 301
Informação de utilidade pública assinada pelo advogado Thiago Lauria, consultor jurídico do projeto JurisWay.
Informação de utilidade pública assinada pelo advogado Thiago Lauria, consultor jurídico do projeto JurisWay.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
MINISTRO DA JUSTIÇA....Porque NÃO pedistes para a PF processar o Lula, o Stédile e o Pres.CUT que fizeram pior que o Dr. Matheus Sathler?
O Jornal Congresso em Foco divulgou hoje uma notícia que pode ser vista aqui, onde o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso determinou, à Polícia Federal, nesta terça-feira passada (1/9) a abertura de inquérito para apurar possíveis ameaças feitas à Presidente da República Dilma Rousseff.
Porém, o Ministro da Justiça, talvez devido a sobrecarga de trabalho(?), se esqueceu que ameaças graves também foram feitas antes sem que ele viesse a público sequer comentá-las, quanto mais responsabilizar os autores, e elas não foram apenas contra uma pessoa, mas contra todos os Brasileiros. Já de início, veja o hino do MST onde eles cantam que "nesta terra de Guevara e mostram a bandeira vermelha, comunista, com rostinhos de nosso povo humilde sendo enganado sem qualquer pronunciamento do Ministro da Defesa, veja aqui. Agora acompanhe as demais falas e discursos que o Ministro da Defesa do Brasil deveria estar atento e não se pronunciou, como nestes, clique sobre a frase abaixo:
2). Logo depois, veio o próprio João Pedro Stédile, líder do MST, dizendo que o MST iria à luta contra quem quisesse impedir o plano de IMPLANTAÇÃO DO COMUNISMO NO BRASIL....Mas o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso mais uma vez SE CALOU E NADA DISSE, veja aqui:
2.1). STÉDILE, DO MST, PROMETE GUERRA SE AÉCIO GANHAR...AS FORÇAS ARMADAS DÁ UM JEITO NELE! e assista aqui:
3). Recentemente, o Presidente da CUT, na cara da Presidente Dilma ameaçou os 200 milhões de Brasileiros de derramamento de sangue se DILMA sofrer IMPEACHMENT.... Mas NOVAMENTE o Ministro da Justiça SE CALOU, clique e assista:
LÍDER DE ATO CONTRA DILMA EXPLODE E PEDE PRISÃO DE PRESIDENTE DA CUT APÓS AMEAÇA DE USAR ARMAS CONTRA IMPEACHMENT!
Porém, o Ministro da Justiça, talvez devido a sobrecarga de trabalho(?), se esqueceu que ameaças graves também foram feitas antes sem que ele viesse a público sequer comentá-las, quanto mais responsabilizar os autores, e elas não foram apenas contra uma pessoa, mas contra todos os Brasileiros. Já de início, veja o hino do MST onde eles cantam que "nesta terra de Guevara e mostram a bandeira vermelha, comunista, com rostinhos de nosso povo humilde sendo enganado sem qualquer pronunciamento do Ministro da Defesa, veja aqui. Agora acompanhe as demais falas e discursos que o Ministro da Defesa do Brasil deveria estar atento e não se pronunciou, como nestes, clique sobre a frase abaixo:
O PT ABRE O JOGO: DIZEM QUE VÃO IMPLANTAR O COMUNISMO NO BRASIL, ASSISTA! e bem como os demais abaixo:
1). Tudo começou com LULA AMEAÇANDO CONTAR COM O EXÉRCITO DA VENEZUELA PARA LUTAR A FAVOR DELE, DO PT E DOS COMUNAS dentro do Brasil e o Ministro da Defesa nada fez? Veja aqui:PERIGO: Recado cifrado de Lula: Maduro vai nos defender no dia 15 de março .
E BEM COMO COLOCAR O EXÉRCITO DO PEDRO STÉDILE, DO MST, PARA LUTAR CONTRA OS BRASILEIROS com armas brancas(foice, enxada, facão,etc), por enquanto...Mas o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo SE CALOU, NADA DISSE, e diga-se de passagem que ele nem se importou. veja aqui:
BOLSONARO ENTRA COM REPRESENTAÇÃO NO MP CONTRA LULA e a fala do Presidente Lula aqui.
GUERRA CIVIL? LULA AMEAÇA COLOCAR EXÉRCITO DO MST NAS RUAS CONTRA MANIFESTANTES
Será que o Ministro da Defesa apoia o MST? Ele veio a público alguma vez reprovar estas ações? Veja:
2). Logo depois, veio o próprio João Pedro Stédile, líder do MST, dizendo que o MST iria à luta contra quem quisesse impedir o plano de IMPLANTAÇÃO DO COMUNISMO NO BRASIL....Mas o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso mais uma vez SE CALOU E NADA DISSE, veja aqui:
2.1). STÉDILE, DO MST, PROMETE GUERRA SE AÉCIO GANHAR...AS FORÇAS ARMADAS DÁ UM JEITO NELE! e assista aqui:
2.2). "COMANDANTE DO EXÉRCITO DE LULA" CONVOCA AMÉRICA LATINA CONTRA O BRASIL!
3). Recentemente, o Presidente da CUT, na cara da Presidente Dilma ameaçou os 200 milhões de Brasileiros de derramamento de sangue se DILMA sofrer IMPEACHMENT.... Mas NOVAMENTE o Ministro da Justiça SE CALOU, clique e assista:
LÍDER DE ATO CONTRA DILMA EXPLODE E PEDE PRISÃO DE PRESIDENTE DA CUT APÓS AMEAÇA DE USAR ARMAS CONTRA IMPEACHMENT!
Os brasileiros nas redes sociais bombaram o Presidente da CUT mas o Ministro nada disse também, por que? Veja aqui:"Manifestantes nas redes sociais pedem PRISÃO IMEDIATA do presidente da CUT que convocou GUERRA CIVIL"
terça-feira, 1 de setembro de 2015
O PT ABRE O JOGO: DIZEM QUE VÃO IMPLANTAR O COMUNISMO NO BRASIL, ASSISTA!
1). RUI FALCÃO, PRESIDENTE DO PT, AFIRMA QUE O SOCIALISMO(COMUNISMO) SERÁ IMPLANTADO NO BRASIL
https://youtu.be/GovdQVVnvTE
2). Foro de São Paulo - Rui Falcão do PT declara:"Não recuaremos na tarefa de mudar o Brasil"
https://youtu.be/_UKElzvjN5ANesta fala, Rui Falcão mostra que a intenção não é apenas integração política, mas "armada" também quando fala em integração da América Central. E mais adiante fala de "outra correlação de forças", significando o apoio multilateral em caso de qualquer país ser envolvido em guerra civil. Mente descaradamente quando cita a grande mídia. Ela é alimentada por este governo corrupto do PT e não está contra eles.
Rui Falcão blefa quando fala contra as políticas desenvolvidas por Dilma.
sábado, 15 de agosto de 2015
LÍDER DE ATO CONTRA DILMA EXPLODE E PEDE PRISÃO DE PRESIDENTE DA CUT APÓS AMEAÇA DE USAR ARMAS CONTRA IMPEACHMENT!
LÍDER DE ATO CONTRA DILMA EXPLODE E PEDE PRISÕ DE PRESIDENTE DA CUT APÓS AMEAÇA DE USAR ARMAS CONTRA IMPEACHMENT!
https://youtu.be/8RZ6-EGucJ8?list=PL4fQwwgA67zJXDhrCZQ361d1ebnILJAu5
sexta-feira, 1 de maio de 2015
VÍDEO SENSACIONAL: ESTUDANTE DA PUC DE GOIÁS ACABA COM REUNIÃO COMUNISTA DO MST E PT!, ASSISTA
SENSACIONAL! Estudante desmascara palestrantes petistas na PUC de Goiás
https://youtu.be/cRYdJ88NqXs
Publicado em 29 de abr de 2015, isto é, 3 dias atrás apenas, pois hoje é 1/5/2015.
Saiba mais no blog: http://www.veja.com/felipemourabrasil
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
VÍDEO:Lula manda bater no povo no Rio – Milícia do PT ataca manifestantes pacíficos
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Lula manda bater no povo no Rio – Milícia do PT ataca manifestantes pacíficos

Para fugir das cobranças dos manifestantes, Lula aproveitou o tumulto e entrou escondido no prédio da ABI. Um forte esquema de segurança também foi preparado para sua saída, que pode ocorrer sob disfarce. Peço menos 200 militantes pagos foram trazidos para revidar com violência aqueles que ostentassem faixas de protestos contra o PT. Segundo um dos presentes, a ordem de Lula era “baixar o cacete” para evitar que mais pessoas se juntassem aos manifestantes.

Sob ordens de Lula, quatro capangas da Milícia paga pelo PT agridem covardemente um senhor que se manifestava pacificamente contra o roubo na Petrobras nos governos de Dilma e Lula.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Seminário de católicos progressistas manifesta desalento
Seminário de católicos progressistas manifesta desalento
10 de fevereiro de 20151 comentário
Rafael Nogueira
![O ministro Gilberto Carvalho, falando ao microfone. À esquerda, sentado, com a mão no rosto, Pedro Stédile líder do MST. [Fotos: Rafael Nogueira]](http://ipco.org.br/ipco/wp-content/uploads/2015/02/Progressismo-1-420x236.jpg)
O
ministro Gilberto Carvalho, falando ao microfone. À esquerda, sentado,
com a mão no rosto, Pedro Stédile líder do MST. [Fotos: Rafael Nogueira]
Foram dois dias de palestras e “debates”, denominados “painéis”. O público, constituído por cerca de 80 pessoas entre 30 e 50 anos, era preponderantemente formado por integrantes de movimentos de esquerda: MST, CPT, CUT, Via Campesina etc. Participaram também do evento alguns estudantes universitários, bem como funcionários públicos do INCRA e de ministérios.
Entre os participantes, uns eram de viés claramente esquerdista, enquanto outros, mais idosos, podiam ser qualificados como de tendência comunista clássica, ultrapassada.
O seminário refletiu os sintomas que se podem notar na opinião pública em âmbito universal: de um lado, a atual onda conservadora no País e no mundo; e, de outro, a dificuldade encontrada pelos movimentos esquerdistas para implantar a Reforma Agrária e as reformas de base em geral.
Um aspecto importante, e bastante frisado no seminário, foi o reconhecimento do papel exercido pelos prelados católicos como grandes impulsionadores da luta de classes no Brasil.
A nota geral do evento foi de que a esquerda está perdendo terreno, não está conseguindo implantar a Reforma Agrária, sendo-lhe necessário reacender o entusiasmo revolucionário. Todos os esquerdistas presentes manifestaram grande esperança na atuação do Papa Francisco.
* * *
Seguem os aspectos essenciais do primeiro painel, o mais importante
do simpósio. Os demais painéis repetiram, em essência, as doutrinas e as
propostas de caráter prático enunciadas no primeiro.Palavras de um prelado progressista
Inicialmente falou, representando a CNBB, D. Guilherme Werlang [foto],
bispo de Ipameri (GO). Ele discursou de forma tranquila, utilizando
jargões esquerdistas batidos e muitas vezes desconexos. Censurou o fato
de a Reforma Agrária ter estado fora dos debates durante a última
campanha eleitoral.A luta pela Reforma Agrária no Brasil, segundo ele, iniciou-se com o descobrimento do País pelos portugueses… Para D. Werlang, seria preciso então mudar “radicalmente o atual modelo” de Reforma Agrária.
Depois de lamentar o fracasso dessa luta até agora, afirmou que, para nossos dias, não basta uma Reforma Agrária cheia de remendos. É preciso impor uma que seja popular e radical.
Na visão de D. Guilherme, a questão agrária como está sendo conduzida é imoral e uma das principais causas da violência contra camponeses, índios, quilombolas, ribeirinhos etc.
Ele citou o Papa Francisco “em defesa dos pobres”, estabelecendo uma ligação com a defesa da natureza.
Na década de 1980, a CNBB deu a público um documento favorável à Reforma Agrária, intitulado “Igreja e Problema da Terra” (IPT), após o qual não se verificaram grandes progressos nesse sentido.(1)
Prosseguindo, D. Werlang disse que em maio de 2014 a CNBB deu um passo importantíssimo, publicando o documento “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do Século XXI”. Mas ele não o tem como ideal, pois acha muito difícil a CNBB aprovar um documento dessa natureza, devido a discordâncias internas. Entretanto, foi o que conseguiu aprovar, sendo satisfatório em linhas gerais.
O prelado aproveitou para elogiar o recente encontro do Papa Francisco com os “movimentos sociais”, realizado em Roma em outubro passado, que teria sido “algo profético”.
Citou também o fato de a CNBB ter lançado recentemente, pela primeira vez, um documento sobre a questão quilombola.
Visão de um agitador social marxista
O segundo orador foi João Pedro Stédile, líder do MST. Sua oratória foi a que mais revelou candência revolucionário-comunista. Ele começou em tom tranquilo, mas foi depois se tornando virulento, causando vibração no pequeno auditório.De início, lamentou o ambiente “burguês” do local da reunião, o Hotel Nacional. Teria preferido que o seminário se realizasse na sede da CNBB, ou num local “mais do povo”.
Seu discurso, de teor comunista, propugnou a luta de classes, vituperando o capitalismo e o “império”, e lamentando que os comunistas de hoje não são mais como os de tempos passados.
Enquanto classe, Stédile lamentou que os movimentos esquerdistas não conseguem mais atuar na sociedade. A última greve geral ocorreu em 1988. Segundo ele, a Reforma Agrária clássica é inviável em nossos dias. Atualmente, é necessário unir forças para impor uma Reforma Agrária “radical e popular”. E não ficar só no campo, mas partir para a cidade, com as reformas urbana e industrial; não se restringir aos camponeses, mas estender a atuação junto aos índios, quilombolas, pescadores etc.
Afirmou que hoje o “capital” domina tudo: escolas, mídia, judiciário. E, manifestando irritação, observou que agora até o PT é pelo agronegócio: o “capital compra até comunista”.
Insistiu em que a Reforma Agrária clássica está inviabilizada e que “só com os camponeses ela não vai”. É preciso uma Reforma Agrária “popular, sem a burguesia”, englobando também a questão ecológica.
Para Stédile, há diversas contradições no atual modelo do agronegócio: a ausência da preocupação ecológica, por exemplo. E, conforme “o velho Marx nos ensina”, sentenciou que as contradições vão gerar a próxima ruína do agronegócio.
Uma frase revela bem o seu desânimo: “Nosso time está fraco”.
Ele se referiu à Igreja (à sua ala progressista naturalmente, que distorce a sua doutrina tradicional em benefício do socialismo e do comunismo), falando que ela desempenha papel primordial na luta de classes, devendo para isso orientar e expor a doutrina, cabendo aos leigos colocá-la em prática.
Stédile disse ainda que a Igreja hoje tem-se recuperado, colocando-se na vanguarda da luta de classes no Brasil, sobretudo com o último documento da CNBB, de maio de 2014 (o mesmo citado por D. Werlang). “Leiam este documento para irem para o Céu!” – exortou em tom de gracejo.
Por fim, manifestou-se contentíssimo com o Papa Bergoglio: “O Papa Francisco é um homem revolucionário, corajoso, tem dignidade e está do lado dos pobres. Ele acabou com essa história de beijar a mão e coisas do gênero”.
Lamúrias de um político, católico progressista
Por
último falou Gilberto Carvalho, ainda como ministro e, portanto,
representante do governo federal. Com tom tranquilo de voz, no estilo
característico dos políticos profissionais, ele tentou explicar a
dificuldade da presidente Dilma em avançar rumo à esquerda, devido a
contínuas pressões da direita e de setores conservadores. Constatou que a
bancada ruralista está crescendo cada vez mais.Em sua apreciação, o modelo do governo brasileiro é no fundo o da elite, a cultura estabelecida é a da elite. Por tudo isso, é muito difícil fazer valer as políticas que favoreçam o povo.
Carvalho observou que houve uma grande reação quando a presidente Dilma tentou aprovar a lei dos Conselhos Populares. E, entretanto, ele considera aquele projeto muito aquém do que a esquerda queria.
Bem enfronhado nos meios eclesiásticos, o ministro tentou demonstrar que o Papa Francisco seria “uma primavera nova”, sem proporções com o passado. Mas reconheceu que, infelizmente, as dioceses e paróquias ainda não o estão entendendo. Portanto, avaliava que ainda iria demorar um pouco para se obter o desejado.
Lembrou que houve no passado outra “primavera”: a da CPT, das CEBs etc. Os movimentos de base foram “fecundados” pela Hierarquia eclesiástica. Então, o Vaticano “nos enquadrou e depois nos sufocou”. Mas atualmente o Papa Francisco está voltando atrás.
Defendeu a reforma do Estado e observou que o governo Dilma só não a realizou devido à pressão da direita.
Insistiu na necessidade de união, como também de pressão sobre o governo. “Não se pode deixar só os conservadores avançarem”, enfatizou.
Carvalho explicou que outrora era uma vergonha ser de direita. Hoje, entretanto, a coisa se inverteu e ficou honroso ser conservador, ser de direita: é “moderno” e “chique”. Disse que é preciso colocar de lado as diferenças internas e mobilizar os movimentos sociais. Para ele, a Igreja, as comunidades etc. desempenham papel de grande importância nesse processo.
Patenteiam-se no debate atuais agruras da esquerda

Após essas três exposições houve um espaço para debates. Muitos participantes se levantaram para se queixar contra o governo do PT. Grande número dos presentes reclamou por não se falar mais da Reforma Agrária.
Significativa intervenção foi a de uma jovem de aproximadamente 25 anos. Ela afirmou que teve de se afastar de sua paróquia por causa da faculdade. Nesse período, ela se aproximou mais dos quilombolas e das “massas” etc. Mas quando voltou para a paróquia, percebeu ter havido um recuo conservador: “Na minha paróquia, as mulheres para fazerem as leituras, precisam estar de saia e véu!”, lamentou. E indagou então o que fazer para que as diretrizes do Papa Francisco cheguem às paróquias…
Em resposta, D. Guilherme reconheceu que realmente a situação está muito difícil. Afirmou pertencer à geração do Concílio Vaticano II e das CEBs, mas que hoje os padres são mais conservadores. Na diocese dele há dois padres que insistem em usar clergyman! Ele teve de proibir os seminaristas de usá-lo, mas declarou que não podia fazer o mesmo com os eclesiásticos mais graduados.
Proferiu em seguida uma frase muito significativa e constrangedora para os defensores do progressismo católico: “Se você vai num seminário ou convento conservador, está cheio de vocações. 70 a 80% das vocações provêm do conservadorismo”. Segundo o bispo, é necessário trabalhar na formação dos seminaristas, dos bispos, das comunidades etc.
Só agora, após 15 anos de bispado, de atividade episcopal, diz Dom Guilherme, é que ele começou a ter esperança com o Papa Francisco. “Essa não é a primeira crise da igreja. Ela já passou por piores”, acrescentou.
Um idoso barbudo e com chapeuzinho preto, membro do PC do B, tomou a palavra: “O anticomunismo é uma doença letal”. E mais adiante: “Hoje há manifestações anticomunistas brutais. Na rua, muitos dizem ‘fora comunista’. Como contra-atacar?”, perguntou.
Um “companheiro” da EMBRAPA levantou-se e procurou ressaltar a necessidade de união entre os conceitos de Reforma Agrária e Reforma Urbana.
Stédile, à guisa de resposta, defendeu uma formação comunista para a juventude, a realização de seminários marxistas, o fechamento de ruas, greves, marchas etc. E concluiu com a frase: “Bem-vindos à luta de classes!”, sendo ovacionado pela audiência.
O ministro Gilberto Carvalho reafirmou a ideia de que o Papa Francisco é “uma nova esperança, e um profeta”. E frisou: “A Igreja é inspiração para todos”.
Agitação social: ponto comum em meio a vivas oposições internas
Os outros painéis não tiveram tanta expressão quanto o primeiro. Eles continham, como dissemos, as mesmas notas principais acima referidas.Merece menção o dito de um sacerdote participante: “O Papa Francisco está puxando sozinho uma carroça empacada”.
Percebia-se entre os participantes uma divisão generalizada. Uns reclamavam que a CPT ou movimento tal não fora convidado para compor a mesa. Outros elogiavam a função social da propriedade, enquanto alguns mais radicais diziam ser necessário eliminar a função social da propriedade e invadir tudo.
Todos concordavam num ponto: é necessário promover a agitação social.
Balanço dos dois dias de seminário
Ao final, um observador pouco atento pode ficar com impressões contraditórias, sem conseguir formar um quadro coerente dos dois dias de seminário.Entretanto, uma análise cuidadosa revela certas linhas mestras, que põem em ordem essas impressões e conduzem a conclusões criteriosas.
A primeira linha, que perpassa todo o seminário, é o radicalismo esquerdista, em alguns casos chegando até a enunciados explicitamente marxistas, muito semelhante ao observado no último Encontro das CEBs realizado no Ceará, em janeiro de 2014.(2)
A segunda linha, muitíssimo mais presente neste seminário do que naquele Encontro das CEBs, refere-se a uma frustração generalizada nos participantes, pelo fato de que esse radicalismo não vem encontrando eco na população brasileira, sobretudo nas classes mais populares. Daí a procura de bodes expiatórios para justificar a rejeição das teses esquerdistas pelo povo em geral. Os culpados seriam o capitalismo, o “império”, o fato de que os comunistas de hoje não são como os de ontem, uma onda conservadora que invade tudo etc. De onde também um apelo, um tanto forçado, ao brio dos participantes, para que não esmoreçam, para que vão às ruas fazer manifestações, pressionar etc.
A terceira linha foi o reconhecimento praticamente unânime de que o pouco conseguido nestes últimos tempos se deveu à ação de eclesiásticos, que empenharam a fundo o prestígio da Igreja no processo de esquerdização do País, sobretudo forçando a aplicação das chamadas reformas de base, com destaque para a reforma agrária.
Por fim, a quarta e última linha é a que se refere ao futuro. O que esperam os participantes para o futuro? Curiosamente, eles parecem esperar pouco ou quase nada da atuação dos movimentos de esquerda. Sua confiança, reiteradamente, foi colocada no pontificado do Papa Francisco. Eles esperam que, sob a ação desse pontificado, a esquerda possa retomar ânimo, retomar fôlego e, sempre sob o impulso de eclesiásticos, conseguir impor suas metas ao Brasil.
Uma coisa é certa: não são seminários como esse que vão reativar o ânimo arrefecido das esquerdas ou conseguir dobrar as sadias resistências do povo brasileiro, especialmente dos católicos.
______________
1. É oportuno lembrar que na ocasião o mencionado documento foi cabalmente refutado pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em sua renomada obra Sou Católico. Posso ser contra a Reforma Agrária? Livro escrito em colaboração com o economista Carlos Patrício del Campo, São Paulo, Editora Vera Cruz – Fevereiro/1981, amplamente divulgado em todo o País.
2. Cfr. Um festival de marxismo, o Congresso das CEBs, in Catolicismo, nº 760, abril/2014.
Fonte: IPCO
Assinar:
Postagens (Atom)

