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Os
teólogos cessacionistas não são deuses
Julio Severo
Em resposta ao artigo “Incoerência
cessacionista,” do Dr. Fábio Blanco, um leitor calvinista postou um
comentário público no meu blog. Ele disse:
“Em primeiro lugar, entendo que acima de tudo, deve
haver respeito em relação aos pastores presbiterianos citados no texto. Em
segundo lugar, é necessário que os que defendem a distribuição dos dons
espirituais, sejam pragmáticos e citem exemplos evidentes desses dons, assim
como também, o nome do obreiro que detém tal poder. De mais a mais, se a
preocupação dos críticos do cessacionismo, é cura, visão e profetada, eu sugiro
que façam uma visita a um centro espírita e lá, poderão ver tudo isso in loco.
Eu pergunto, quem cura no espiritismo? É o Espirito Santo?... Eu desafio a
qualquer de vocês que defendem a distribuição dos dons espirituais, a
apresentar o(s)obreiro(s) e a(s) igrejas que possuem hoje, esses dons. Vamos
cessar com a crítica pela crítica e entrar na vida prática. ‘A fé que tens, tem
na para ti mesmo’. Afinal, DEUS constituiu alguém aqui como juiz?...Quem és tu,
que julgas o servo alheio?(Romanos 14:4).”
Como presbiteriano (ou calvinista, ou reformado), ele
defende o cessacionismo.
Para a vasta maioria, o termo calvinista ou calvinismo
é obscuro, por estar ligado exclusivamente aos presbiterianos e a alguns
batistas. Mais obscura ainda é a crença teológica, adotada por alguns setores
calvinistas, de que Deus não concede hoje profecia, visão e outros dons
sobrenaturais. Essa crença se chama “cessacionismo,” pelo fato de que seus adeptos
acreditam que esses dons sobrenaturais cessaram após a morte dos primeiros
apóstolos de Jesus. Essa crença traz à conclusão inevitável de que profecia e
outros dons hoje são manifestações demoníacas, conforme ensina o Bispo Edir
Macedo, um cessacionista roxo.
Vou responder, ponto por ponto, aos questionamentos
cessacionistas do Evandro Brant.
Evandro Brant: “Em primeiro lugar, entendo que acima
de tudo, deve haver respeito em relação aos pastores presbiterianos citados no
texto.”
Resposta de Julio Severo: Não houve
desrespeito nenhum, nem xingamento ou coisa parecida. O autor do texto, Fábio
Blanco, mostrou sua discordância com o cessacionismo citando, entre outros, o
maior teólogo cessacionista do Brasil, o Dr. Augustus Nicodemus.
Se o Dr. Fábio
tivesse xingado o Dr. Augustus, eu estaria neste momento defendendo a vítima. O
que seria então desrespeito num texto onde há discordância respeitosa? Quando
lidamos com deuses, nem discordância respeitosa é aceita. Por exemplo, não
posso dizer: “Respeito muito Jesus Cristo, mas discordo quando Ele diz que é
Filho de Deus.” Esse tipo de “respeito” é inválido, pois como Deus a Ele
devemos total submissão e respeito, sem nada questionar de sua divindade,
atributos, mandamentos e opiniões. Esse não é o caso com relação a mim, ao
Fábio e ao Augustus. Somos todos de carne. Nenhum de nós é infalível. Mas me
preocupa o modo como se criam personalidades incriticáveis e infalíveis nos
meios calvinistas. Décadas atrás, Caio Fábio era o maior reverendo da Igreja
Presbiteriana do Brasil (IPB) e o maior calvinista do Brasil. Ele era como um
deus. Ninguém podia criticá-lo.
Com esse triste exemplo, será que ainda não
aprendemos (principalmente no caso dos presbiterianos) que não podemos colocar
ninguém, nem Augustus Nicodemus, nem outro reverendo, na posição de
incriticabilidade e infalibilidade outrora ocupada por Caio Fábio, nem lhes dar
a posição de Deus? A mínima e “respeitosa” crítica a Deus já é em si
desrespeito. Contudo, Nicodemus não é um deus. Portanto, não há nenhum motivo
para enxergar desrespeito numa simples e respeitosa discordância do
cessacionismo dele.
Vou lhe dar um exemplo mais prático do que é
desrespeito, e se os calvinistas são vítimas ou não. Recentemente, quando
publiquei no meu blog uma matéria do jornal inglês Daily Mail dizendo
que Martin Luther King era viciado em adultério, o tabloide sensacionalista
Genizah disse: “O racista e homofóbico Julio Severo pirou de vez e agora ataca
Martin Luther King.”
Dois anos atrás, Nicodemus disse
a mesma coisa, e nesse tempo todo nunca vimos o autodenominado
calvinista José Danilo Silvestre Fernandes Filho, dono do tabloide, espumando:
“O racista e homofóbico o Rev. Augustus Nicodemus pirou de vez e agora ataca
Martin Luther King.”
A explicação pode ser simples: Fábio e eu estamos na
posição de meras criaturas. A criatura pode ser criticada e xingada, mas os
deuses não.
Penso que o Dr. Fábio pegou bem leve na questão, pois
outro teólogo calvinista, Vincent Cheung, afirma que o cessacionismo é uma
doutrina falsa, conforme consta no seguinte artigo: “Teólogo
calvinista Vincent Cheung refuta incredulidade de teólogos calvinistas que
ensinam que dons sobrenaturais cessaram 2000 anos atrás.”
Sendo assim, é necessário combater em termos mais fortes, pois doutrina falsa
implica em prejuízo e perigo para a igreja inteira.
Evandro Brant: “Em segundo lugar, é necessário que os
que defendem a distribuição dos dons espirituais, sejam pragmáticos e citem
exemplos evidentes desses dons, assim como também, o nome do obreiro que detém
tal poder.”
Resposta de Julio Severo: Temos
exemplos muito conhecidos e antigos para o público. Na televisão brasileira na
década de 1970, tínhamos o programa “Clube 700,” apresentado pelo Pr. Pat
Robertson, que frequentemente demonstrava o dom de revelação em seu programa.
As revelações muitas vezes tinham a ver com problemas no público. Outro
programa famoso era o “Alguém Ama Você,” do Pr. Rex Humbard, que evangelizava
sempre orando por cura em favor dos telespectadores. Claro que mesmo na década
de 1970, esses pastores eram muito atacados. Documentei em meu blog como um
programa do Fantástico, da Rede Globo, usou um pastor presbiteriano liberal
pró-homossexualismo para atacar Robertson e Humbard. O documento está neste
link: http://bit.ly/1axbiAu
Entre os brasileiros, há o Pr. Manoel de Melo,
fundador da Igreja Brasil para Cristo, que tinha dons de revelações,
demonstrados ao vivo em seu programa de rádio em São Paulo na década de 1980.
Há também Robson Rodovalho, que é o presidente da Comunidade Evangélica Sara
Nossa Terra. Ele tem o dom de revelação, que é usado em benefício da igreja.
Anos atrás eu mesmo fui abençoado com uma revelação através dele, conforme
registrado aqui: http://bit.ly/YAuXI5
Não posso citar aqui Edir Macedo, pois ele é cessacionista, não acreditando que
hoje haja profecia e revelações de Deus. Ele ensina que as manifestações desses
dons hoje são do “diabo” e que Deus só fala através da Bíblia, nunca mediante
sonhos, visões e profecias. Mas assim como a posição cessacionista de Macedo
não tem consenso entre neopentecostais, igualmente a posição cessacionista do
Rev. Augustus Nicodemus não tem consenso entre calvinistas. Wayne Grudem, Jack
Deere, Rodman Williams são apenas alguns entre vários teólogos calvinistas que
rejeitam a doutrina falsa do cessacionismo.
Em muitas igrejas locais, é possível encontrar
cristãos simples com uma variedade de dons, inclusive profecias e revelações,
em cumprimento da promessa de Deus:
“Nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu
Espírito sobre todos os povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os
jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas
servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.” (Atos
2:17-18 KJA)
Evandro Brant: “De mais a mais, se a preocupação dos
críticos do cessacionismo, é cura, visão e profetada, eu sugiro que façam uma
visita a um centro espírita e lá, poderão ver tudo isso in loco. Eu pergunto,
quem cura no espiritismo? É o Espirito Santo?”
Resposta de Julio Severo: A similaridade
entre manifestações espirituais em religiões pagãs e os dons sobrenaturais do
Espírito Santo não é nenhuma novidade. Na cidade de Corinto, havia muita
adoração pagã, inclusive a Apolo, um ídolo que tinha espíritos que se
manifestavam e dava curas e revelações aos adoradores. Havia também
manifestações de línguas estranhas. Por isso, quando o Apóstolo Paulo
evangelizou Corinto e trouxe, através de seu ministério, as manifestações do
Espírito Santo à igreja que se formou em Corinto, ele precisou explicar que o
que eles estavam começando a experimentar do Espírito Santo (profecias,
revelações, curas, etc.) não era a mesma coisa que eles haviam experimentado
dos espíritos do culto a Apolo e outros deuses. Paulo disse:
“A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos,
que tenhais desconhecimento. Sabeis que, quando éreis pagãos, de uma maneira ou
outra, fostes fortemente atraídos para os ídolos mudos. Portanto, eu vos afirmo
que ninguém que fala pelo Espírito de Deus, pode dizer: ‘Maldito seja Jesus!’ Da
mesma forma, ninguém pode declarar: ‘Jesus é Senhor!’, a não ser pelo Espírito
Santo.” (1 Coríntios 12:1-3 KJA)
Imagine então o desafio para Paulo, quando um membro
da recente igreja de Corinto chega e diz: “Apóstolo Paulo, estou preocupado!
Estou tendo visões! Estou tendo revelações! Quando eu adorava os espíritos
malignos no templo de Apolo, eu tinha essas experiências. Será que o diabo
voltou a me atacar?”
Paulo diz tranquilamente: “Calma, irmão! O demônio
não se manifesta em profecias, sonhos e visões na vida de um cristão que vive
uma vida de glorificação e louvor a Jesus Cristo. As visões, as profecias e as
revelações que chegam para quem glorifica a Deus vêm do Espírito Santo.”
Uma irmã da igreja pergunta: “Apóstolo Paulo, como
posso saber a diferença entre profecia do demônio e do Espírito Santo?”
Apóstolo Paulo: “Se a pessoa é pagã ou amaldiçoa a
Deus, é sinal de que suas profecias são demoníacas. Mas se a pessoa glorifica e
exalta Jesus Cristo, é sinal de que suas profecias não são demoníacas.”
A irmã da igreja então indaga: “Isso significa que
posso aceitar toda profecia de quem glorifica Jesus Cristo?”
Apóstolo Paulo: “Minha instrução, irmã, é examinar
toda profecia e ficar com o que é bom. Tudo o que for divino nela será
confirmado por Deus. Veja a instrução que já dei”:
“Não extingais o Espírito. Não desprezeis as
profecias. Examinai tudo. Retende o bem.” (1 Tessalonicenses 5:19-21 ACF)
“Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os
outros julguem com zelo tudo o que foi dito. No caso de ser concedida uma
revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro. Porque todos podereis
profetizar, cada um por sua vez, para que todos sejam orientados e
encorajados.” (1 Coríntios 14:29-31 KJA)
Tratando da sua indagação, Evandro, jamais podemos
rejeitar o verdadeiro usando como base o falso. Só por que há curas no espiritismo,
não pode haver curas na igreja? Só por que há revelações, profecias e sonhos em
religiões ocultistas, não pode haver na igreja? Esse foi o mesmo desafio de
Paulo e sua igreja em Corinto. Havia curas, profecias e revelações nos cultos
de Apolo e outros deuses pagãos, mas essa espiritualidade falsa e pagã nunca
impediu Paulo de manter a igreja de Corinto aberta às manifestações dos dons do
Espírito Santo.
Aliás, se havia uma razão — pelo menos para os
teólogos cessacionistas — proibirem dons numa igreja, essa razão era a igreja
de Corinto, onde as manifestações dos dons estavam uma bagunça total, com muita
carnalidade e pecados sexuais.
A atitude de Paulo foi corrigir os problemas e insistir:
Continuem buscando mais dons, principalmente o de profecia (confira 1 Coríntios
14:1).
Durante minha caminhada cristã, vi muitas profecias
incorretas (subjetivas, carnais e às vezes até demoníacas). Mas o falso nunca
foi base para eu invalidar o verdadeiro. Vi muitas pregações incorretas, mas
isso nunca foi motivo para eu rejeitar todas as pregações. Vi muitas
interpretações erradas da Bíblia e muitas religiões heréticas surgindo
diretamente de posições na Bíblia, mas isso nunca me fez rejeitar a Bíblia.
Tenho de ter maturidade para separar o certo do errado.
Acho que se você estivesse na época do Novo
Testamento, você sem dúvida diria para o Apóstolo Paulo: “Se você e a Igreja
de Corinto querem cura, visão e profetada, eu sugiro que façam uma visita ao
templo de Apolo. Lá vocês poderão ver tudo isso in loco. Eu pergunto: quem cura
no templo de Apolo? É o Espirito Santo? Então, parem de buscar esses dons!”
Se houvesse cessacionista na época de Paulo, o
incrédulo questionaria o apóstolo: “Aí, Paulo! Conheço um bruxo ali na
esquina que faz exatamente o que você faz: falar em línguas, profetizar, ter
sonhos e visões. E então? Vai querer dizer que no caso do bruxo é o diabo e só
no seu é Deus? Eu lhe digo que se fosse realmente Deus que estivesse usando você,
Ele não daria para você as mesmas manifestações espirituais que são comuns
entre os bruxos. Ele faria algo muito melhor e diferente. Pode apostar!”
Pior ainda: calvinistas cessacionistas como o Evandro
encaram de forma derrotista a guerra espiritual em que o mundo está: se o
inimigo está usando armas poderosas que são imitação de armas verdadeiras
criadas pelo Senhor dos Exércitos, a postura deles é que todos os cristãos
devem se desarmar das armas verdadeiras para que ninguém confunda o falso com o
verdadeiro. Provavelmente nem a mula de Balaão conseguiria convencer tal mente
presa a vícios teológicos de que entre todos os dons sobrenaturais que Deus
deu, está incluído o dom de discernimento de espíritos — exatamente para que a
igreja saiba a diferença entre dons falsos e verdadeiros.
Não é a tradição teológica humana que consegue
entender e discernir os dons falsos e verdadeiros. Se a mente humana, mesmo com
vasto conhecimento teológico, pudesse alcançar tal discernimento espiritual,
Deus não teria dado um dom específico para discernir dons falsos e verdadeiros.
Os teólogos cessacionistas são prova suficiente de que
o mero conhecimento teológico humano é incapaz de substituir o dom do
discernimento.
Evandro Brant: “Eu desafio a qualquer de vocês que defendem
a distribuição dos dons espirituais, a apresentar o(s)obreiro(s) e a(s) igrejas
que possuem hoje, esses dons.”
Resposta de Julio Severo: Parece que
você é de Brasília, Evandro. Eu lhe recomendo visitar várias igrejas em que há
líderes e membros que têm esses dons bíblicos que você desconhece. Há a Igreja
Batista Central de Brasília, do Pr. Vilarindo. Eles podem ajudar você ali. Há a
Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, onde vários líderes têm esses dons.
Tenho minha discordância com Rodovalho sobre suas posturas de ter apoiado o PT.
Mas minhas discordâncias são pontuais e, mesmo assim, não dá para negar que ele
tem um histórico de encontros com Deus. Ele e outros. Pelo menos, ele não é
incriticável, como Caio Fábio era na IPB e como agora parece ser o caso do Rev.
Augustus Nicodemus.
E se você apontar que há falhas em Rodovalho, por
exemplo, por ter apoiado o PT, lembre-se de que Caio Fábio foi o líder que
encaminhou a Igreja Brasileira para o PT, em seus tempos de papa evangélico no
Brasil. A diferença é que hoje se Rodovalho é criticado por seu apoio ao PT,
ninguém é linchado. Em contraste, o papa evangélico vivia como um deus,
incriticável e infalível. O meio calvinista, que abraça o cessacionismo, tem a
fraqueza de rejeitar profecias hoje, mas aceita facilmente a construção de
ídolos e santos calvinistas.
Evandro Brant: “Vamos cessar com a crítica pela
crítica e entrar na vida prática. ‘A fé que tens, tem na para ti mesmo’.
Afinal, DEUS constituiu alguém aqui como juiz? Quem és tu, que julgas o servo
alheio?(Romanos 14:4).”
Resposta de Julio Severo: Isso não é
crítica pela crítica. Quando calvinistas como você, influenciados pelo ensino
falso de Nicodemus, dizem que as manifestações de profecias e outros dons
sobrenaturais são coisa de espiritismo, você está claramente defendendo a ideia
de que todos os cristãos que têm esses dons estão possessos de espíritos
malignos. Você acha realmente que o Espírito que movia e abençoava milhões de
brasileiros com os programas de Rex Humbard e Pat Robertson era o espiritismo?
O Apóstolo Paulo teria refutado essa ideia e ensino errôneos. Ele fez isso no
passado e não podemos deixar de dar atenção ao que ele já ensinou sobre isso.
Temos a obrigação de seguir o que ele ensinou. A palavra dele foi inspirada por
Deus.
Mas quando Nicodemus e outros teólogos ensinam que Deus não dá hoje
profecia e outros dons sobrenaturais que Paulo claramente nos ensinou a buscar,
temos de igualar o ensino deles ao ensino infalível do Apóstolo Paulo? Quando
Nicodemus e outros calvinistas cessacionistas criticam e julgam cristãos hoje
que têm dons sobrenaturais, temos de ser submissos e ouvir quietos, porque você
e outros encaram os ensinos deles como infalíveis e incriticáveis? Dizer que
hoje não há dons sobrenaturais é a mesma coisa que dizer o que a sua própria
conclusão mostra: dons espirituais hoje equivalem a espiritismo.
Quem
espalha essa doutrina falsa precisa ser refutado, pois o cessacionismo julga a
Deus e impõe absurdamente sobre Ele o que Ele pode ou não fazer hoje. Se você,
pois, não gosta de ver Nicodemus e outros sendo refutados em seu cessacionismo,
você deveria no mínimo parar de comparar cristãos cheios do Espírito Santo com
gente cheia de espiritismo.
Note que no Brasil virou tradição calvinistas
criticarem sistematicamente pentecostais e neopentecostais. Isso vem de longe.
Há o exemplo que citei onde o programa Fantástico, que sempre tratou com
desprezo Rex Humbard e Pat Robertson, teve como aliado nas críticas um reverendo
presbiteriano. Por que? Porque o cessacionismo é uma base para esses ataques.
Penso que a motivação de muitos calvinistas
cessacionistas, especialmente os que se julgam apologetas, que atacam os
“abusos” dos pentecostais e neopentecostais não é nenhuma preocupação com a sã
doutrina. É aversão aos dons sobrenaturais e preocupação em defender seu
evangelho cessacionista — um evangelho doente, aleijado e cego. Eles são, em
resumo, movidos por sua fidelidade a esse falso evangelho e qualquer mínima
falha humana de pentecostais é motivo mais que suficiente para atacarem, embora
façam frequentes vistas grossas e silêncio para horripilantes invasões de
evangelhos estranhos nos meios calvinistas, inclusive a Teologia da Missão
Integral e seus “deuses” promotores.
Carnalidade e abusos há em todas as igrejas. Aliás,
isso é problema antigo. A Igreja de Corinto é um excelente exemplo, sendo cheia
de carnalidade e abuso. Se o Apóstolo Paulo tivesse lidado com a igreja de
Corinto do jeito que os cessacionistas atacam os cristãos que possuem dons
sobrenaturais hoje, é certo que a Igreja de Corinto teria no mínimo sido
fechada.
Mas Paulo usou sua experiência com Deus para corrigir
a Igreja de Corinto e incentivá-la a buscar mais dons. Ele era um homem com
vasto conhecimento bíblico e vasta experiência com dons sobrenaturais.
Para que um líder cristão hoje possa ajudar Igrejas de
Corinto, é necessário ter o que Paulo tinha em abundância de conhecimento e
dons. Ele mesmo disse aos cristãos de Corinto: “Dou graças a Deus por falar
em línguas mais do que todos vós.” (1 Coríntios 14:8 KJA). Sem isso, os
líderes não têm nada para oferecer para igrejas com problemas, a não ser
críticas e comparações carnais igualando a atividade do Espírito Santo ao
espiritismo e fazendo-se juízes da própria atividade sobrenatural de Deus.
Leitura recomendada:
Blogagem
profética: como um blog foi usado por Deus para começar um grande incêndio
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