COMO RECONHECER UM CRENTE/EVANGÉLICO?

Este é o nome de um artigo postado em blog brasileiro. Veja o que dizem de suas filhas e de vocês, irmãos e irmãs evangélicos. Conteúdo EXTREMAMENTE OFENSIVO, impróprio para menores de idade. Fica a pergunta: ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES DESTE PAÍS? Maiores de idade cliquem aqui.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

REFLEXÃO: AS QUATRO ESTAÇÕES DA VIDA

AS QUATRO ESTAÇÕES DA VIDA

1a Estação: PRIMAVERA : dos zero aos 20 anos – Tempo de nascer e florescer: de nascer folhas, flores, nascer o fruto e começar a se desenvolver. Para todos é a idade em que os pais precisam tomar muito cuidado e a própria pessoa também, pois precisa ser ensinada a respeitar os limites da vida. Com quem faz amizades, procurar se preparar para a vida, estudar, ouvir os pais, professores, mestres que ja experimentaram e passaram esta estação da vida. Salomão disse “… quem se cerca de conselheiros sábio é….e que na multidão de conselhos há sabedoria. Houve um jovem de 16 anos chamado Moody que ao passar por uma rua viu um “outdoor” dizendo mais ou menos isto: “Gostaria de ver o que seria da vida de um jovem totalmente entregue nas mãos de Deus”. Moody ficou paralizado. E apos alguns minutos de reflexão, ele fez uma simples e sincera oração: “Senhor, eu quero ser este jovem”. Deus  nos chamou para fazermos diferença em nossa geração. Moody se preparou e Deus usou profundamente a vida dele para levar milhões de pessoas a Cristo. Com 68 anos de idade eu ainda encontro pessoas que me param e dizem, hei, Thieme, lembra-se mim? E é lógico que para quem esteve 15 anos pregando em praça pública e dirigindo centenas de acampamentos às vezes com mais 400 jovens é dificil lembrar de todos que nos viram testemunhando, pregando ou ouviram as músicas bem contextualizadas que cantávamos, e depois testemunhos sobre o valor de deixar Cristo nos libertar de nossos pecados. Multidões de jovens e adultos se converteram na Praca da Sé e Largo da Misericordia (centro de S.Paulo) e em nossos acampamentos. Hoje muitos destes antigos jovens sao pastores, irmãos queridos, líderes que tem ajudado seus semelhantes. E muitos tem sido abençoados pela vida deles. Eles tomaram uma decisao no tempo CERTO, na PRIMAVERA DA VIDA. Eu fui um deles, e deu certo, muito certo, que se tivesse que tomá-la de novo eu faria tudo igual.
É nesta estação que os pais precisam estar bem perto dos filhos, aconselhando-os para saberem fazer as escolhas certas, principalmente suas amizades. Tem um ditado que diz: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Na Biblia diz:”As más companhias corrompem o bom costume”. É provavelmente pela falta de diálogo dos pais com os filhos e destes ouvirem seus pais que inexperirentemente preferem amigos novos como fez Roboão, um dos filhos de Salomão e depois se arrependeu profundamente. Leia II Crônicas 10. E as vezes os amigos com quem compartilhamos, melhor seria saber que são nossos  “inimigos” porque nos dão maus conselhos. A Biblia diz que o coração do homem sem Deus é mau. Em Salmos 1 versos 4 a 6 diz: Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.  Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregaçäo dos justos(justificados de seus pecados). Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.


2a Estação: VERÃO: Dos 21 aos 40 anos: É a estação dos frutos, é o tempo da colheita. Eu nasci na roça. Como é gostoso colher. Meu filho caçula plantou um pé de tomate no quintal de nossa casa,e ia vê-lo todos os dias para ver como estavam os tomates que cresciam a cada dia. Qual era a alegria dele de ver, que seu esforço  estava sedo recompensado. Você conhece alguém que planta para nao colher? Não existe. Todos plantam e querem colher o melhor. Só que tem um detalhe: precisa-se colher na hora certa porque senão os frutos não podem ser consumidos e muitas vezes apodrecem, não é mesmo? Pois bem a Biblia diz em Eclesiastes 11:
“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coraçäo nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta, pois, a ira do teu coração
, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade”. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva (velhice);
. Voce sabe o que é vaidade? Além de “ilusão”, significa tudo que vai com a idade. As estações passam ràpidamente e se você nao fizer o que precisa fazer em cada uma delas,  voce não vai atingir o alvo desejado por Deus. Esta é a estação que mais uma vez, como antes, e em toda a vida, você vai ter que tomar decisões: chegou a hora de escolher a universidade, pensar bem no que escolher, buscar conselhos no Mercado para saber como está caminhando a profissão que voce está escolhendo. Mas tambem é o tempo de orar e pedir a direção de Deus para saber com quem namorar; dar prioridade para a escola e ir caminhando junto a alguém que no futuro te acompanhará para o resto da vida, ter frutos (filhos que os Salmos 126 dizem “que eles são HERANÇA DO SENHOR”. Tenho seis netinhos(2015), um casal de gêmeos que depois de 9 anos em que toda a família esteve orando, minha nora se engravidou e a Biblia diz em Efesios 3:20: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,  a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as geraçöes, para todo o sempre. Amém. É isto que Deus faz com os seus: abençoa até mil gerações. Isto é, bençãos prolongadas que atingem muitos de nossos descendentes. 

3a.Estação: OUTONO :  DOS 41 AOS 60 ANOS: É a estação do final dos frutos e de se preparar para o Inverno. Que maravilha! Depois de plantar, cultivar, colher, ainda restam alguns frutos finais. Tem que se aproveitar este tempo. As crianças já ficaram adolescentes e jovens e mais do que nunca precisam contar com a ajuda dos pais por mais algum tempo. Ao final dela ainda se colhe alguns frutos temporões, mas logo as folhas começam a cair, os galhos finos secam e a natureza silencia. Tudo parece sem vida. Mas ela está lá. O final dela é o tempo em que as dificuldades começam a aparecer. As primeiras fragilidades físicas para muitos, começam aí. Os homens tem que começar a cuidar da próstata, as mulheres fazer exames de mama, e todos precisam começar a preocupar-se com a pressão arterial, e a diabetes, e a dar maior atenção a saude. É tempo de se preocupar com a Faculdade dos filhos(que já estão na faixa dos 20 ou mais), e aí vem as pré-ocupações (dividida a proposito, porque nunca devemos deixar que elas venham e fiquem). É o tempo que mais precisamos ter finanças e elas começam a ficar curtas, porque no sistema de muitos países, as empresas descartam os mais velhos e experientes, preferindo funcionários com menos idade para pagar menos por seus salários.
. É nesta estação que precisamos saber descobrir onde e como ajudar os jovens filhos a caminharem em suas vidas, perde-se o emprego e para conseguir outro fica difícil. É nesta estação que devemos caminhar mais algumas milhas com alguns dos filhos e os ajudarem a vencer os temores do fracasso. É neste tempo que se “remove montanhas pela fé” com a boa mão de Deus. É no final deste tempo que alguns pais já são avós e devem passar suas experiencias de “pais” para os filhos. 

4a. Estação: INVENO : Dos 61 em diante: É a ultima estação do ano. Estação mais dificil de passar. Ficamos quase que desesperados para voltar a primavera. Os animais também. Aqueles que conseguiram estocar para o inverno, o passará com mais facilidade. Mas é um tempo de tédio para quem não tem esperanças de dias melhores. É nesta estação que as árvores perdem as folhas, vão ficando secas, e os frutos vão se acabando. Parece uma estação triste. Poucos saem de casa. E os porcos-espinhos entram na toca, que devido os espinhos longos um machuca o outro, porém, ambos sabem que se um deles sair, morrem os dois de frio porque um aquece o outro na toca. É o tempo em que se não houve tomadas de decisões certas nas estações anteriores, se enfrentará serias dificuldades. Alguns por não ter ouvido os conselhos dos pais, outros por teimosia, achando que não precisavam deles e se esquecem que seus pais já passaram por todas as estações que eles estão passando. Quando chega nesta estação eles percebemos o quanto falhamos em não ouvir os pais e os bons amigos.  “Um abismo chama outro abismo”, diz Proverbios. Para muitos a vida perde o sentido e acabam por falecerem antes do tempo. Para  outros chegou o tempo de encarar várias doenças  e terem de gastar quase toda aposentadoria com remédios. Sem filhos para os apoiarem, morrerão mais cedo. Se durante as estações anteriores deixaram de ter filhos por estarem enganados ou auto-egoísmo este será um tempo muito dificil. Porém, para quem teme a Deus e O serve, mesmo que as circunstâncias dizem o contrário permanecerão inabaláveis e alegres  e continuarão firmes na fé, estarão cercados dos filhos e netos e vê no neto a continuidade de sua geração e bençãos que se extendem a outras famílias. A Biblia diz: “porque eu sou o senhor teu Deus, o Deus forte, e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem",  e que faz misericordia até mil gerações aqueles que me amam, e que guardam os meus preceitos..." (Êxodo 20, 5).
A maldição de Deus cai apenas sobre aqueles que O odeia, praticando o que não Lhe agrada. Quem não viver na prática do pecado vai ser abençoado(a) por mil gerações (O termo aborrecer é usado hoje em lugar do original "odeiam". Aborrecer significa, hoje, amolar, entediar. Na realidade aborrecer significa ter horror, odiar). Naturalmente, pais idólatras ensinam idolatria aos seus filhos e netos. Caso estes dão continuidade nos pecados que os pais cometiam, serão eles também almadiçoados. A frase em foco mostra ainda como a misericórdia de Deus é muito maior do que sua maldição. Deus quer desse modo salientar sua bondade é muito maior do que imaginamos.
 . Terceira ou quarta geração porque é o tempo em que nossas boas influências poderão atingir nossas gerações futuras que alcançamos. E’ o tempo das lembranças dos bons momentos que passamos juntos com nosso cônjuge, filhos, familiares e amigos,  para aqueles que souberam adequar suas vidas aos propósitos de Deus e contaram com sua proteção e benção até esta estação. Por terem feito dos filhos verdadeiros amigos, estes acabam por ajudar os pais na velhice para viverem o máximo que puderem pois os tem em grande estima e consideração. Isto aconteceu conosco.  Muitos pais precisam da ajuda dos filhos e se estes não cuidaram em se preparar, seus pais sofrerão muito e acabarão por falecer mais cedo.
É neste tempo que alguns de nós já dependeremos de algum filho (a) para viver um pouco mais. E se nosso relacionamento foi bom com eles, colheremos a recompensa, mesmo que não a desejamos ou que tudo que fizemos nunca tenha sido com intenções de receber de volta. É o tempo dos filhos reconhecerem os esforços de seus pais que os ajudaram a chegar onde chegaram.
Por isto  o Capitulo 12 de Eclesiastes pinta o quadro da velhice dentro do que ela representa. “A alegoria fala de nosso espirito, alma, sentidos e provações(v2); de membros enfraquecidos, dentes cariados e destruidos, vista curta(v3), pouco sono, e voz enfraquecida(v4); cabelo branco, e fraqueza geral(v5); e então com uma figura notavel, descreve a dissolução final(v6), corpo e alma, cada um tomando o seu destino(7).
Nesta descrição há alguma coisa ao mesmo tempo triste e sublime; pois embora o homem exterior se corrompa, o homem interior pode e deve ser renovado diariamente, pela Oração e meditação na Palavra de Deus, de maneira que quando o corpo finalmente falecer, o espírito possa gloriosamente triunfar. E lembrem-nos disto: a renovação não é do corpo, mas por meio do corpo (Scroggie).
Por isto o cuidado durante a vida toda para que quando chegar esta estação, a esperança da salvação esteja viva em nosso interior: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.  Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Não há nada que não será revelado.
Lembremo-nos das palavras sábias de Jesus sobre isto quando disse: “Tudo que o homem plantar, isto também ceifará”.

Que Deus te abençoe,

Rev. Alberto Thieme  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...