Páginas

sábado, 17 de junho de 2017

A Espiritualidade - Educação por Fundamentos - Prof.Pr.Gilberto Stevão

A ESPIRITUALIDADE - EDUCAÇÃO POR FUNDAMENTOS

Proposição educativa de Gilberto Stevão

Ofereço este trabalho aos meus amados alunos e companheiros, agentes
missionários, educadores por Jesus, no esforço de estabelecer Educação por
Fundamentos da Palavra de Deus, a mim revelada.

O HOMEM - Quando falamos "o homem" queremos dizer "o ser humano". Não é preciso definir o ser humano, porque ele é único no universo. Também não se pode falar em espiritualidade humana, porque somente o homem tem em seu corpo o espírito.

Há tentativas para saber se existem homens, que de fato fossem quase homens, porque acharam alguns crânios diferentes dos crânios dos homens perfeitos e deram nomes a essas cabeças. Formaram, então, teorias que os homens no passado não eram iguais aos homens de hoje. Não existe diferença entre os homens no princípio do mundo e os homens de hoje. Essas teorias não se sustentam como verdade. Veja por exemplo nos nossos dias a microcefalia. Bastou que um mosquito transmitisse virus a mulheres gestantes e crianças, muitas crianças, nasceram com o crânio muito menor que o normal. Se isso tivesse acontecido na antiguidade, depois de muitos anos ao acharem os crânios dessas crianças dariam o nome de homobrasiliense, por terem achado esses crânios em território brasiliense. A teoria de que o homem passou em diferentes estágios até chegar ao homem de hoje é pura tolice. O homem sempre foi homem e os estudos sobre ele devem ser cada dia mais aprofundados, para conhecê-lo melhor. 

Por exemplo: não se estuda a espiritualidade. Os homens de ciência, os tais sábios politicamente, se opuseram a tudo que tem aparência de religião. Todavia, a espiritualidade não é religião. Por que então ela é confundida com a religião? Porque não se estuda desde os cursos fundamentais até os superiores. Se o homem fosse estudado em sua plenitude desde o curso fundamental, quando chegasse ao estudo aprofundado, em níveis superiores, os conteúdos não chegariam lá eivados de tendenciosidade contra a espiritualidade, como é feito hoje em que ela é confundida com religião. Para meus estudos, o homem tem corpo, alma, espírito e sonhos. O homem seria quadrimensional, sendo os sonhos a sua quarta dimensão.
Primeiramente se estudava o homem composto de corpo e espírito. Depois descobriram no homem a alma, porque os estudiosos não podiam negar a espiritualidade. 

Com os anos, a Psicologia deixou de ser Filosofia e passou a ser uma ciência própria. Se continuarmos estudando o homem, sem discriminação à religião, talvez chegaremos ao conhecimento de que os sonhos estão dentro da espiritualidade, ou são uma parte integrante do ser humano, como eu estou procurando compreender. Quando vejo ateus como Phil Palma e muitos outros afirmarem que a religião é grande foco gerador de homofobia e preconceitos, posso afirmar que essas pessoas não estão habilitadas em estudar o ser Homem, porque se vê por suas atitudes que num estudo aprofundado já entrariam com todo preconceito contra os religiosos ou as religões. Eu, embora religioso, faça profunda distinção entre religião e espiritualidade. Estes dias alguém me perguntou:
Como assim? Então resolvi escrever como entendo essas coisas.

Para chegar às razões da existência é preciso estudar primeiro as origens. Vá às origens e você chegará ao conhecimento de todas as coisas, à verdade, o que lhe dará paz em todos os seus momentos, quer quanto ao presente, quer quanto à eternidade; quer quanto à vida, quer quanto à morte.
Como fui às origens, cheguei à convicção que no princípio houve um ser que criou todas as coisas, não só porque a Bíblia, fonte da verdade diz, mas por muitas outras razões: 
existe na obra criada a perfeição, a unidade na diversidade, a moral, os valores que levam à virtude, a racionalidade, citando apenas algumas. Esse ser criador não é materia, nem energia; é um Ser que tem a vida inerente em si mesmo.
Poderia partir para o fato de que nas origens era apenas a matéria e que ela sempre
existiu. Todavia, sei que teria que negar a verdade, a existência do bem e do mal, a
questão do pecado; seria negar a própria consciência. Por isso não escolhi a matéria como autoexistente no princípio. E maiores razões: não tenho medo de enfrentar o Amor, a Justiça, a Invisibilidade e a Eternidade, que se põem por si só como fundamentos da existência de todas as coisas.

Poderia dizer que a energia está em todas as coisas, em todas matéria, porque a matéria em estudos avanças é pura energia. E o Ser criador é essa pura energia existente na matéria, em todas as coisas. Não obstante isto não somente me faria um panteista, mas me levaria a mesma razão do materialista. Não há um ser criador e própria energia evoluíu e continua evoluindo. Não houve portante uma origem naquilo que já existia na matéria, a energia, fazendo o criador pura energia. Deus é o Sol, Deus é a luz, Deus é a natureza.

Uma conceito materialista, exposto do lado ao contrário. Todavia minha razão de homem, um ser criador que sou, admito, nas origens um SER que não é matéria e que também, não é energia. Admito, um ser ETERNO , que não é matéria, que não é energia, Independete de tudo e de toda as coisas que menha mente possa esquadrinha: O CRIADOR. Revelando-se a nós ele disse de si mesmo: EU SOU E O QUE SOU. Isto é simples, é fácil de entende: Um Ser único. Único no universo. Único como sao únicos homens e mulheres, que o Criador os fez. Ele os fez a sua imagem, a imagem dde Deus os fez. (Gn. 1:26.) Somos únicos com homem entre todos os seres. Somos únicos, porque não somos o Criador, apenas somos a sua Imagem e a sua semlhança. Não somos Ele, temos apenas a espiritualidade, a parte dele que deu ao homem, quando soprou sobre a feitura suas mãos. É essa espiritualidade que nos faz diferentes. Ela deve ser melhor conhecida. Conhecer a espiritualidade se impõe, porque é a unica parte do Criador que está no homem e a nossa disposição para ser estudada, prescrutada, aprofundada.

Estudar a espiritualidade é procurar conhecer algo que anteceu a própria existência dos céus e da terra. A parte do Crisador que entrou em nós. Não estou falando em religião estou falando em ciência! Renego o materalismo, renego o deus energia pura, como todos os demais deuses que possa ser apresentadocomo matéria. Declaro que aceito nas origens o Ser ETERNO = o CRIADOR, que é ESPÍRITO. (Jo 4:24). A partir daqui chamarei de Deus. o Ser Criador.

O homem é um ser criado por Deus e a espiritualidade é parte natural no ser humano. A Bíblia ensina que quando Deus fez o homem ele o fez do barro da terra, mas colocou do seu espirito dentro dele para fazer parte integrante deste novo ser que projetara fazer em sua mente criadora. Sendo o ho mem uma criação difernete de tudo o que havia criado.

Pode se afirmar que Deus fez um boneco de barro e soprou nele para transformar em um ser de carne e ossos, mente, espirito e seus sonhos. A carne, sangue e ossos parecido com muitos animais. Sua mente as vezes parecida, as vezes diferente de em outros seres animais criados. O espirito a porção diferente de toda obra criada; o novo ser criado, as vezes parecido com seu criador devido a parte do criador nele, mas na maior das vezes, fazendo de conformidade com seu própria vontade, desejos e seus sonhos.

Zacarias 12:1 "Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele. Provérbios 20:27 O espírito do homem é a lâmpada do
SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.
O homem tem um espírito? Sim Deus faz o homem alma vivente pelo seu sopro de vida, portanto o homem possui uma espiritualidade. Gênesis 2:7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Onde está a espiritualidade? Ela não está no corpo, nem na mente A espiritualidade
transcende, faz perguntas existenciais sobre significados e propósitos. 
1 Coríntios 2:14 diz:
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Espiritualidade é o sopro de Deus num boneco de barro que o transformou em homem.

A espiritualidade é o sentido da vida, que pode levá-lo a religiosidade ou não. A
espiritualidade não é religião. A religião pode falar, sentir e pensa como menino, a
espiritualizada não, ela cresce como o corpo de uma criança cresce. Na experiência do evangelho, quando alguém se converte a Cristo, ele se torna membro de uma igreja, mas quando ele cresce pelo conhecimento da Palavra, sente que ainda não é perfeito, estão prossegue para ser como aquele que ochamou para ser como ele é. Filip. 3;12-15.

Ao estudar a espiritualidade, estaremos estudando perte do Criador no homem, isto
antecede até mesmo a criação do mundo. Isto não é afirmação fantasiosa é apenas uma proposiçào de pesquisa, a qual o homem amante do saber não tem medo de prescrutar os caminhos do conhecimento. Se o homem é parte da materia criada e parte da vida do criador, porque não estudar cientificamente, ou seja conhecer e demonstrar a verdade pela experiência? Quem tem medo da vardade, senão aquele que teme conhecê-la!

A Bíblia fala claramente que Deus Criou o homem, macho (homem) e fêmea (mulher) os criou. Gn. 1:27. Não há necessidade de nenhum estudos avançados para saber que a mulher ,e a mãe de todos os homens. Estou demonstrando que o ser humano vem do oriente, contrariando as teorias evolucionistas que o homem veio da África.
É dificil definir espiritualidade, mas pode-se afirmar que ela é pessoal, dá força, suporta as aflições, ultrapassar as barreiras da culpa, da raiva, da ansiedade, vence o pecado. Como Como a fé que provem de Deus a espiritualidade está no fundamento da invisibilidade e transcendente ao conhecimento empírico. Ela impõe ao homem uma compreensão de que há mais na vida do que pode ser visto ou entendido. Enquanto que Religiosidade envolve crença , ritos, culto e doutrina. Enquanto a espiritualidade é pessoal a religiosidade é compartilhada por um grupo, tem aspectos sociais, doutrinárias e valorais específicos.

Espiritualidade Cristã

Quando uma pessoa aceita a Jesus como seu salvador e confessa que Jesus é o seu
Senhor, ela o faz pelo espírito Santo. 1 Cor. 12:3. O Espirito Santo sela o crente para o dia da redenção (Efésios 4:30). Jesus prometeu que voltaria para os seus para fazer lembrar de todo que ensinou e que o Espírito Santo nos guiaria “a toda verdade” (João 16:13). Pela vida espiritual cristã é o crente que faz a escolha de deixar com que o Espírito o controle ou não. Espiritualidade é maior ou menor naquele que é "nascido de novo", ou quanto ele permite a Espírito de Deus em sua vida.
Portanto, espiritualidade Cristã é uma escolha pessoal para “conhecer e crescer” mais e mais no conhecimento e no relacionamento com o Senhor Jesus Cristo e nos submeter a cada dia a unção do Espírito Santo em nossas vidas.
Proponho no ensino fundamental em anatomia humana, que o homem seja estudado em sua quadrimensionalidade: corpo, alma, espírito e seus sonhos. Para este ensino,
apresento meu livro, "Ciências para Crianças" destinado a segunda fase do ensino
fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário