Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2015

Vamos impedir a volta de Lula

Vamos impedir a volta de Lula

Com impeachment ou sem impeachment de Dilma Rousseff, os petistas armam para que Lula se candidate à Presidência da República em 2018.
A maior reforma política a ser feita no Brasil é proibir, por meio de emenda constitucional, que ex-ocupante do Palácio do Planalto possa voltar a ser presidente depois de ter cumprido dois mandatos, consecutivos ou não.
Não é golpismo branco. O modelo é a maior democracia do mundo: os Estados Unidos. Depois que Franklin Delano Roosevelt, contrariando a tradição do país, elegeu-se quatro vezes, o Congresso americano resolveu colocar no papel a prescrição, por meio de uma emenda à Constituição datada de 1947. O cidadão pode ser eleito duas vezes, no máximo. Depois disso, ele que trate de ser conferencista e arrecadar dinheiro para construir biblioteca com o seu nome. Política, só como articulador do seu partido.
Evitar que alguém possa ser reeleito inúmeras vezes, mesmo que com mandatos de intervalo, ajuda a garantir a alternância de poder, evitando que a gente fique sempre à mercê do mesmo bandido.
Alguém dirá que é preciso proibir também a reeleição no Brasil, o pior legado de FHC. O Antagonista concorda. Uma coisa completa a outra.

... por que o Brasil precisa do mesmo Lula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário