Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CHACINAS DE INDIOS DE CORUMBIARA-RO E A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA


Veja um filme e vídeos sobre o grave problema da destruição das florestas pelas madeireiras e a consequente chacina de índios da região de Corumbiara-Rondônia.


1. CORUMBIARA - Filme Completo sobre a chacina de índios e a ação criminosa das madeireiras e seus jagunços onde vale a "LEI DO MAIS FORTE". Pelo menos três tribos foram dizimadas debaixo dos olhos da FUNAI e das autoridades de Rondonia que só agiu depois que a mídia divulgou o problema.




2.DOCUMENTÁRIO com Vincent Carelli autor do filme 'CORUMBIARA'      DEZESSEIS anos para conseguir defender o direito dos índios de permanecerem em suas terras. Uma história para ser incluida nos livros didáticos Brasileiros. Veja os perigos que os autores deste filme passaram.

http://www.youtube.com/watch?v=mKrI-oUp61A
Suporte da TV Cultura-SP :
http://www.tvcultura.com.br/zoom

 

Quem é Vincent Carelli
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_Carelli
A Wilkipédia diz o seguinte:
"Vincent Carelli (França, 1953) é um antropólogo e documentarista, fundador do Projeto Vídeo nas Aldeias, criado em 1987 e que forma diretores cinematográficos indígenas. Atualmente vive em Pernambuco.

Vincent Carelli estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Desde 1973 está envolvido com projetos de apoio a grupos indígenas no Brasil.
Foi indigenista da Fundação Nacional do Índio. Foi jornalista e repórter fotográfico free-lancer das revistas Isto éRepórter Três e do Jornal Movimento. Foi editor fotográfico e pesquisador do Projeto Povos Indígenas no Brasil do Centro Ecumênico de Documentação e Informação. No final de 1979, fundou, com um grupo de antropólogos, o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), uma organização independente, sem fins lucrativos, destinada a apoiar projetos voltados aos indígenas. Foi Diretor do Programa de Índio da TV Universidade (co-produção do CTI com a UFMT). Em 1987 iniciou, no âmito do CTI, o projeto Vídeo nas Aldeias, que promoveu, ao longo de mais de vinte anos, o encontro dos indígenas com suas imagens, tornando o vídeo um instrumento de expressão da sua identidade e refletir suas visões de mundo. Além treinar e equipar as comunidades indígenas com equipamento de vídeo, o projeto estimulou a troca de informações e de imagens entre as nações, discutindo juntos a maneira de apresentar sua realidade para o resto do mundo.[1]
Em 2009, seu documentário Corumbiara obteve o prêmio de melhor filme do 37º Festival de Cinema de Gramado. Carelli ganhou também o prêmio de Melhor Diretor, dividido com Paulo Nascimento.[2]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário